Artigos » Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

Fala, Dicas, Filmes

por Cida Stier em 07/02/2017

Ouvir a própria voz costuma ser desconfortável para a maioria. São raras aquelas pessoas que gostam de se ouvir. Depois que lancei o vídeo com a sugestão de aproveitar o Whatsapp, com a ideia de incentivar as pessoas a mandar mensagens e criar o hábito de perceber a forma de falar com diferentes interlocutores, recebi muitas mensagens com o seguinte conteúdo:

"Eu detesto ouvir a minha voz, ela é horrível".

Muitas pessoas pensam assim, apesar de terem ótimas vozes. Apenas não sabem ouvir-se e, por isso, não reconhecem o poder e o impacto que a voz exerce na comunicação, o tempo todo. Usar a voz de forma correta e agradável começa por ouvi-la, conhecê-la em diferentes situações.

Não se deve ouvir a própria voz com o intuito de compará-la com a de alguém. A voz natural é produzida sem esforço. Soa de modo agradável. Além das características individuais, da genética, o modo de usar a voz está muito relacionado com a personalidade, com o temperamento, com o estado de espírito. Por essa razão, por exemplo, é que nem todos que desejam ser cantores líricos, com qualidade vocal excepcional, terão vozes para tanto, mas é perfeitamente possível explorar o potencial da própria voz e analisar quais os fatores que interferem no seu melhor uso. Afinal, cada voz é única no mundo e vale a pena tratá-la com carinho e atenção.

"Ter voz ativa" é uma expressão usada quando se quer dizer "ter o direito de falar ou de expressar a própria opinião". É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas. Podemos ter nossas vozes como companheiras e representar as nossas próprias marcas pessoais e profissionais. Se você alguma vez recebeu um feedback negativo sobre a forma como se expressa, vale a pena dar uma olhada neste post

 

CONHEÇA  HISTÓRIA DE MARGUERITE DUMONT

Recentemente, assisti ao filme Marguerite (2015), disponível no Netflix, baseado em uma história real. Tem tudo a ver com essa diferença entre a voz que escutamos enquanto falamos e a voz que escutamos após ela ser gravada.

Nos anos 1920, a rica Marguerite Dumont (interpretada pela atriz Catherine Frot), apaixonada por música e pela arte de cantar, tem absoluta certeza de que possui uma belíssima voz. Para mostrar seu talento, organiza vários concertos privados em sua mansão. Em virtude da sua generosidade e pelas festas luxuosas, após realizar seus concertos, Marguerite sempre é aplaudida pelos convidados. Porém não faz ideia de que todos acham a voz dela péssima, desafinada e sem controle. Ela não tinha consciência disso. Não prestava atenção na sua voz, apenas se considerava cantora.

 

Um dia, depois de muitos concertos privados que somente ela considerava “exitosos”, a artista, até então amadora, decide apresentar-se em público. O marido, sabendo da reação das pessoas que a escutam, fica assustado e, em segredo, teme a reação negativa.  Ele contrata um professor de canto que tenta prepará-la para a apresentação de sua vida, o que torna a história ainda mais interessante.

O filme mostra essa hesitação do marido, do professor e dos amigos sobre contar ou não a verdadeira opinião das pessoas sobre a voz de Marguerite. Em paralelo, mostra como as pessoas estão perplexas e constrangidas por Marguerite não perceber o quanto sua voz é inadequada.

 

Essa personagem realmente existiu, mas com outro nome e data de nascimento. Marguerite Dumont, a personagem fictícia, foi inspirada na milionária americana Florence Foster Jenkinsem (1868-1944), herdeira de banqueiros e conhecida como "A Diva do Grito". Os recitais anuais que protagonizava no Hotel Ritz tinham lotação máxima, com repertório caprichado e ousado, baseado em Mozart, Verdi, Strauss. A trajetória da cantora é a principal atração de “Souvenir”, espetáculo que estreou no Teatro Lyceum, na Broadway. No Brasil, em 2009, a cantora foi interpretada por Marília Pera, no espetáculo "Gloriosa". Em 2016, a atriz Meryl Streep encarnou a cantora nos cinemas, com o filme "Florence Foster Jenkins". O filme retrata a sua trajetória de "insucesso" na carreira musical.

 

POR QUE NOSSA VOZ GRAVADA É DIFERENTE?

Quando falamos, ouvimos a nossa voz e sentimos a sua vibração pela ressonância interna. Desse modo, ela soa nos um pouco mais grave. Quando ouvimos a voz gravada, já não temos como sentir a ressonância interna, mas apenas a audição. Ela passa a ser percebida por nós como mais aguda. Por esse motivo, causa tanto desconforto. Mas, ao ouvirmos com muita atenção as nossas vozes, tanto em tempo real quanto gravadas, somos capazes de perceber o que está em harmonia e o que precisa melhorar. E é sempre bom poder admitir que é possível melhorar, sem fazer disso um problema.

A história de Marguerite/Florence é comovente. Por não se conhecer, não se permitiu crescer, superar seus limites ou redimensionar seus sonhos. Não tenho dúvidas de que, se ela tivesse, naquela época, acesso a gravadores ou pudesse tão facilmente enviar mensagens de áudio no WhatsApp, como nós podemos fazer hoje, e ouvi-las logo em seguida, tudo seria diferente. Ela partirua em busca de sua melhor voz!

E você? Já está fazendo uso da tecnologia a favor de seu desenvolvimento?

Assim, fica mais fácil ouvir o que sua voz tem - de bom - para lhe dizer!

 

 

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Visualizações: 4309
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

Sem Voz Não se Ganha uma Eleição

Pela voz é possível saber quem somos, como pensamos, agimos e se temos segurança no que estamos dizendo. Entenda melhor porque sem voz não se ganha uma eleição! 

saiba mais

Novos Desafios Para Sua Comunicação em 2019

A comunicação foi uma habilidade que você se preocupou em 2018? Será que você teve sucesso ou perdeu oportunidades por causa dela? Aceita novos desafios para sua comunicação em 2019?

saiba mais

Ninguém Presta Atenção Quando Você Fala?

Se ninguém presta atenção quando você fala, pode ser um indicativo que você tem problemas com a comunição. Como trabalhar diariamente para superá-los? 

saiba mais

5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

Controlar o impulso de olhar para o celular é uma batalha praticamente perdida. Por isso, existem técnicas para fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você. Confira aqui! 

saiba mais

Falar é Fácil?

Entre quem fala e quem ouve, existem inúmeros aspectos racionais, sensoriais e emocionais. Comunicar-se não é uma tarefa banal. 

saiba mais

Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

Você convive com alguém antipático e não sabe como contornar essa situação? Esse artigo é para você! Leia Aqui: Como conviver harmoniosamente com alguém antipático, estressado e mal-humorado. 

saiba mais

10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

A comunicação é o seu cartão de visitas. Confira aqui o infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo

saiba mais

3 Livros para Mudar Paradigmas e Alavancar Carreiras

Além de aumentar nosso leque de referências, o hábito da leitura também resulta em autoconhecimento. Leia aqui: 3 livros para mudar paradigmas e alavancar carreiras.

saiba mais

Como a antipatia prejudica uma carreira!

O bem estar no trabalho depende da atmosfera que cada um cria em torno de si. Entenda melhor como a antipatia prejudica uma carreira, e saiba como não fazer dela sua marca registrada.  

saiba mais

Quer Falar Melhor? Sorria!

Sorrir abre portas, gera gentileza e aproxima as pessoas! O sorriso verdadeiro gera empatia e nos torna capazes de nos conectarmos com os outros. Isso é importante para que possamos interagir melhor com todos ao nosso redor.

saiba mais

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

Se você sente que passa pouca confiança na hora de falar, é hesitante ou costuma dizer "sim" quando sua vontade é dizer "não", confira as 6 ações para tornar a sua comunicação mais assertiva.

saiba mais

Quer alavancar sua carreira? Aprimore a sua comunicação pessoal!

A boa comunicação pessoal é uma qualidade dos profissionais de sucesso. Para obter melhores resultado, é preciso trabalhar essa característica.      

saiba mais

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

O Diferencial de Quem Se Prepara

A excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

saiba mais

Apresentações de Alta Performance

Esse é o primeiro post de uma série que terá como tema: Apresentações de Alta Performance. Para começar, abordo algo fundamental: a forma ideal de preparar uma apresentação. 

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

Pessoas Tímidas Também Podem Falar Muito Bem em Público.

Todo pessoa tímida pode desenvolver o talento para falar muito bem em público! Algumas mudanças de atitudes facilitam a boa comunicação e se você é tímido, tenho alguns exercícios pra você. 

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.