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Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

meditação, falar em público

por Cida Stier em 25/07/2017

Uma das práticas ideais para iniciar bem o dia é a meditação. Apesar de ser uma prática milenar, somente há alguns anos vem ganhando mais atenção no mundo ocidental e despertando interesse inclusive dos mais céticos em relação à ela. Um dos vilões do bem estar e da saúde tem sido lidar com o excesso de informações. Na agitação diária é comum ter a cabeça ocupada e preocupada o tempo todo.

Para organizar os pensamentos e falar com clareza, o ideal é esvaziar a mente por alguns instantes. Se você tiver que fazer uma apresentação em uma reunião de trabalho ou em público, experimente meditar. Acorde-se pelo menos vinte minutos antes, sente-se em um lugar tranquilo, feche os olhos e comece a prestar mais atenção na sua respiração.

Permaneça assim por alguns instantes, sem direcionar seus pensamentos. Aos poucos, você vai sentir mais disposição e uma gostosa sensação de mente tranquila. Com a mente totalmente focada no momento presente, ficará muito mais fácil falar com clareza!

Grandes empresários adeptos da meditação:

Ariana Huffington

Criadora do portal de notícias The Huffington Post, Arianna Huffington é empreendedora, escritora e editora. Ao acordar todos os dias, afirma que medita 30 minutos antes de começar suas tarefas. Além da meditação, ela incentiva uma boa noite de sono. Um dos vários livros que já publicou tem o título de “The Sleep Revolution” (A Revolução do Sono), onde defende a importância de dormir bem para ter mais produtividade. 

Jack Dorsey

Co-fundador e atual CEO do Twitter, Jack Dorsey gosta de acordar às 5h da manhã. Durante um bate-papo com internautas em 2015, o empreendedor explicou que sua primeira atividade no dia é meditar durante 30 minutos, depois faz exercícios físicos e então prepara seu café da manhã. 

Oprah Winfrey

Uma das celebridades mais influentes, a apresentadora e empresária Oprah Winfrey costuma meditar por 20 minutos, diariamente. Em sua casa, ela tem um ambiente exclusivo para meditar. É um local onde ela considera com uma energia elevada, onde consegue relaxar e se conectar consigo antes de sair para o trabalho.

MAS COMO COMEÇAR A MEDITAR?

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é algo complicado, e quem quer começar, indico dois aplicativos que podem ajudar.

Zen App - Aplicativo brasileiro, com versão paga e gratuita, tem meditações guiadas para serem feitas ao acordar, no meio do dia e antes de dormir. Também disponibiliza sons ambientes para acalmar a mente e atingir o estado meditativo. Disponível para iOS e Android.

Headspace - Somente em inglês, esse aplicativo é excelente. Também com versão paga e gratuita, traz mais de cem propostas de meditação, algumas mais simples e outras mais elaboradas. Disponível para iOS e Android.

Escrevi esse artigo porque também sou adepta e entusiasta da meditação há muitos anos. Costumo praticar logo cedo e antes de dormir, por 30 minutos. É a minha forma de sentir-me conectada com a vida e de me preparar para as situações do cotidiano.

Se você ainda não meditou, que tal parar por alguns minutos e começar agora mesmo?

Fontes: Exame; OWN.

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Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

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