Artigos » O Diferencial de Quem Se Prepara

O Diferencial de Quem Se Prepara

Apresentação em Público

por Cida Stier em 10/07/2017

A apresentação de projetos em reuniões, ou de ideias em público têm uma característica em comum: todas requerem preparação. Não importa se você vai falar para um grupo pequeno ou para uma grande plateia. É preciso dar o melhor de si em todas as ocasiões. É exatamente nesta etapa de preparação que se diferencia o profissional que busca alta performance em todas as atividades que desempenha.

Quando nos deparamos com alguém comunicando-se muito bem em frente à uma plateia, rapidamente julgamos tratar-se de um dom, em que a pessoa não precisou fazer nada para estar ali. Quanto mais eu participo dos bastidores de profissionais de sucesso, posso afirmar: a excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

Confira alguns bons exemplos de pessoas que se destacam (ou se destacaram) por treinarem a comunicação, parecendo até ser improviso.

SERÁ MESMO IMPROVISO?

Falar durante 17 minutos, sem material de apoio, e arriscar alguns improvisos.
Márcio Ballas é comediante e fez uma apresentação que pode parecer contraditória ao tema deste post. Ele exalta o improviso, e improvisa no meio da apresentação do TED Fortaleza. Mas, para se propor a correr esse risco, o palestrante precisa ter uma preparação ainda mais intensa. Mesmo com o talento e a experiência de encarar plateias, Ballas teve que treinar muito.

TIMÍDA QUE FALA MUITO BEM EM PÚBLICO

Pode parecer batido, mas quando falamos sobre apresentações em público, sempre é válido citar o evento TED Talks. É uma fonte inesgotável de aprendizado.

Na palestra da escritora do livro "O Poder dos Quietos", Susan Cain, o tema principal é a maneira que ela encontrou para ter sucesso na frente de plateias. Muito introvertida, Susan é prova viva que falar bem e fazer apresentações de alta performance é uma questão de treino, não de dom. Uma das técnicas que ela encontrou para perder o medo de apresentações em público foi treinar na frente de pequenas plateias.

E você, como se prepara para falar?

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Visualizações: 1069
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

Se você sente que passa pouca confiança na hora de falar, é hesitante ou costuma dizer "sim" quando sua vontade é dizer "não", confira as 6 ações para tornar a sua comunicação mais assertiva.

saiba mais

Quer alavancar sua carreira? Aprimore a sua comunicação pessoal!

A boa comunicação pessoal é uma qualidade dos profissionais de sucesso. Para obter melhores resultado, é preciso trabalhar essa característica.      

saiba mais

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

Apresentações de Alta Performance

Esse é o primeiro post de uma série que terá como tema: Apresentações de Alta Performance. Para começar, abordo algo fundamental: a forma ideal de preparar uma apresentação. 

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas.

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.