Artigos » Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

por Cida Stier em 25/04/2018

É preciso muita força de vontade para conviver pacificamente com quem não tem empatia, autocontrole e considera normal ser estressado ou mal-humorado. Convivemos mais com nossos colegas de trabalho do que os nossos amigos e familiares, por isso, saber encarar essa situação pode garantir uma melhor harmonia e mais produtividade.  

Dias atrás, escrevi um artigo sobre como a antipatia prejudica uma carreira e, consequentemente, o ambiente de trabalho. Foi um conteúdo focado em quem tem atitudes antipáticas. 

Agora, esse artigo é para falar com o outro lado. Antes de ficar estressado com as atitudes dos outros,  a melhor coisa é saber como conviver harmoniosamente com alguém antipático - sua saúde mental agradece! Se você se identificou com essa situação, algumas medidas podem ajudar:

  • Proponha-se sempre a resolver conflitos de modo pacífico.
  • Lembre-se que o maior responsável pelo seu próprio bem estar é você mesmo. Não deixe que as atitudes de outros roubem a sua paz. 

  • Não julgue. 

  • Em ambientes conturbados, avalie o momento certo para falar ou se manter em silêncio.

  • Não permita que um colega ou chefe altere a voz com você. Pergunte: 

    • por que você está falando comigo desta forma?

    • por gentileza, seria possível conversarmos de outra forma?

    • podemos conversar mais tarde? Agora, parece não ser o melhor momento para resolvermos isso.

  • É muito importante estabelecer um limite pessoal claro em que você não permita que outras pessoas te ofendam. Educação independe de hierarquia de cargos.  

  • Mesmo em estado de tensão, procure manter o autocontrole e foque no assunto tratado e não no comportamento do outro.

  • Não responda a uma ofensa de maneira reativa para não se arrepender depois. 

  • Tenha cuidado com as palavras.

  • Afaste-se e dê o tempo necessário para a pessoa se recompor. 

  • Ofereça ajuda, sempre que possível.

Pessoas difíceis, muitas vezes tóxicas, precisam perceber o impacto que suas atitudes causam em si mesmas e nos outros. A boa convivência é uma conquista diária que interfere diretamente no jeito mais saudável de levar a vida. Quem se comunica bem, vive melhor!

BÔNUS PARA COMPLEMENTAR ESSE TEMA: 

SalvarSalvar

Visualizações: 1624
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

Sem Voz Não se Ganha uma Eleição

Pela voz é possível saber quem somos, como pensamos, agimos e se temos segurança no que estamos dizendo. Entenda melhor porque sem voz não se ganha uma eleição! 

saiba mais

Novos Desafios Para Sua Comunicação em 2019

A comunicação foi uma habilidade que você se preocupou em 2018? Será que você teve sucesso ou perdeu oportunidades por causa dela? Aceita novos desafios para sua comunicação em 2019?

saiba mais

Ninguém Presta Atenção Quando Você Fala?

Se ninguém presta atenção quando você fala, pode ser um indicativo que você tem problemas com a comunição. Como trabalhar diariamente para superá-los? 

saiba mais

5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

Controlar o impulso de olhar para o celular é uma batalha praticamente perdida. Por isso, existem técnicas para fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você. Confira aqui! 

saiba mais

Falar é Fácil?

Entre quem fala e quem ouve, existem inúmeros aspectos racionais, sensoriais e emocionais. Comunicar-se não é uma tarefa banal. 

saiba mais

10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

A comunicação é o seu cartão de visitas. Confira aqui o infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo

saiba mais

3 Livros para Mudar Paradigmas e Alavancar Carreiras

Além de aumentar nosso leque de referências, o hábito da leitura também resulta em autoconhecimento. Leia aqui: 3 livros para mudar paradigmas e alavancar carreiras.

saiba mais

Como a antipatia prejudica uma carreira!

O bem estar no trabalho depende da atmosfera que cada um cria em torno de si. Entenda melhor como a antipatia prejudica uma carreira, e saiba como não fazer dela sua marca registrada.  

saiba mais

Quer Falar Melhor? Sorria!

Sorrir abre portas, gera gentileza e aproxima as pessoas! O sorriso verdadeiro gera empatia e nos torna capazes de nos conectarmos com os outros. Isso é importante para que possamos interagir melhor com todos ao nosso redor.

saiba mais

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

Se você sente que passa pouca confiança na hora de falar, é hesitante ou costuma dizer "sim" quando sua vontade é dizer "não", confira as 6 ações para tornar a sua comunicação mais assertiva.

saiba mais

Quer alavancar sua carreira? Aprimore a sua comunicação pessoal!

A boa comunicação pessoal é uma qualidade dos profissionais de sucesso. Para obter melhores resultado, é preciso trabalhar essa característica.      

saiba mais

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

O Diferencial de Quem Se Prepara

A excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

saiba mais

Apresentações de Alta Performance

Esse é o primeiro post de uma série que terá como tema: Apresentações de Alta Performance. Para começar, abordo algo fundamental: a forma ideal de preparar uma apresentação. 

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas.

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

Pessoas Tímidas Também Podem Falar Muito Bem em Público.

Todo pessoa tímida pode desenvolver o talento para falar muito bem em público! Algumas mudanças de atitudes facilitam a boa comunicação e se você é tímido, tenho alguns exercícios pra você. 

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.