Artigos » Apresentações de Alta Performance

Apresentações de Alta Performance

Apresentações, Falar em Público

por Cida Stier em 04/04/2017

Como Fazer Apresentações de Alta Performance

Falar em público é um desafio para a maioria das pessoas. Independente da profissão, todos nós sabemos que, em algum momento, vamos precisar expor, muito bem, as nossas ideias diante de um grupo ou de uma plateia. Apresentações de Alta Performance são aquelas em que os assuntos são expostos com clareza e muita competência. Onde existe uma perfeita integração entre o domínio do conteúdo e a forma de apresentá-lo. É a junção harmoniosa “do que dizer” e “de como dizer“.

Nesse post, quero compartilhar com você qual é, na minha avaliação, a forma ideal de preparar Apresentações de Alta Performance.


DOMÍNIO DO ASSUNTO
A primeira etapa corresponde a um aspecto crucial: domínio do assunto. É o momento de reunir as informações que você quer transmitir. Uma boa apresentação inicia pela forma de preparar um conteúdo para torná-lo atraente. Não existe assunto chato, mas sim, mal preparado ou mal apresentado!

Por mais que você seja expert em uma determinada área, mantenha-se sempre atualizado. Questione - saudavelmente - o seu saber e a sua didática de compartilhar o que sabe. Enriqueça o tema com exemplos. Eles ajudam a fixar as ideias.

ORGANIZAÇÃO
Ao definir o conteúdo, a etapa seguinte será organizá-lo. A exposição clara de um assunto requer a boa estruturação das ideias e a organização da sequência: "começo-meio-fim". Sugiro que você faça tópicos. Não escreva o texto todo, pois você ficará preso a ele.

Converse mentalmente com os tópicos e crie um roteiro. Você vai notar que ao conversar com o tema, os tópicos vão organizando-se melhor. Muitas vezes eles precisam mudar de lugar.

MATERIAL DE APOIO
A última etapa consiste em desenvolver o material de apoio. Muitos profissionais iniciam a preparação de suas apresentações pela montagem do PowerPoint, Prezi ou PDF.  É um engano. Essa deve ser a última etapa, sempre. É essencial observar esse ponto. Será o momento de criação.

Atualmente, as telas cheias de texto e tabelas deram lugar aos tópicos, palavras-chaves e imagens que conectam a plateia ao assunto. Infelizmente, ainda é comum vermos palestrantes usando os slides como "colas". Nesse caso, as apresentações ficam amarradas e perdem muito a naturalidade.

TREINAMENTO
Quando todo o assunto já estiver organizado, inicia-se outra etapa importantíssima: preparar-se para apresentar muito bem a sua ideia.
Pratique a sua fala em frente a um espelho ou grave em áudio e/ou vídeo, no seu celular mesmo. Gosto muito das duas opções.

Se você se interessou pelo tema Apresentaçoes de Alta Performance, ou tem mais algumas dúvidas, interaja comigo nos comentários abaixo.



ACOMPANHE:
No próximo post, falarei sobre como melhorar a postura e manter a calma na hora de se apresentar.

PARA TER ESSE MATERIAL SEMPRE À DISPOSIÇÃO, BAIXE AQUI O PDF QUE PREPAREI PARA VOCÊ!

 

Visualizações: 650
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

O Diferencial de Quem Se Prepara

A excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas.

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.