Artigos » 6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

Comunicação Mais Assertiva

por Cida Stier em 01/11/2017

A assertividade é uma das qualidades mais importantes que definem um bom comunicador. Aplicar uma comunicação mais assertiva significa ser claro e firme; é ser autoconfiante e não ter receio de expor uma opinião. Saber o que e como falar é uma necessidade para profissionais de todas as áreas.

A assertividade pode ser exercitada todos os dias, em situações corriqueiras que podem servir como treinamento para os momentos mais difíceis.

Talvez você já tenha passado por alguma situação parecida:

Um amigo vive pedindo favores e você sente dificuldade em negá-los. Pode ser o empréstimo de uma câmera, do carro, ou dinheiro. Não importa; como você nunca conseguiu dizer "não" por considerá-lo muito amigo, ele sente-se muito confortável em pedir cada vez mais favores.

Como lidar com essa situação sem criar um clima chato ou perder a amizade?  
 

Se você sente que passa pouca confiança na hora de falar, é hesitante ou costuma dizer sim quando sua vontade é dizer não, confira as 6 ações que preparamos para tornar a sua comunicação mais assertiva.

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

1.Posicione-se! Com muito tato, mostre o que você pensa e quem você é.

Sentir um pouco de ansiedade e nervosismo na hora de falar com alguém sobre um assunto difícil é normal. Não é necessariamente algo ruim, demonstra sua preocupação e cuidado em relação à pessoa e ao assunto a ser tratado.

Mesmo assim, assumir uma posição diante de uma situação complicada é imprescindível e, em muitos casos, um alívio. Após ponderar a melhor forma de falar, confie em si mesmo e fale o que você pensa e sente, com convicção - sem rodeios e sem procurar justificativas.  

Durante uma conversa difícil, coloque-se no lugar do outro que está ouvindo. Demonstre empatia, olhe nos olhos e sinta o quanto é bom buscar o diálogo como a melhor forma de resolver os problemas.

2. Não se sinta obrigado a agradar a todos.

Muitas vezes, temos medo de conflitos e por isso não somos sinceros sobre o que realmente sentimos. Mas lembre-se: é impossível agradar a todos, o tempo todo. Seja na vida pessoal ou profissional, precisamos concentrar nossa atenção no que deve ser feito

A pressão de querer fazer tudo para agradar a todos gera frustração e desgaste. Se focarmos no que realmente importa, seremos muito mais produtivos e ainda assim acharemos tempo para poder ajudar os outros. O melhor é fazer o que precisa ser feito em primeiro lugar, sem culpa e sem medo!

Comunicação mais Assertiva - Frase Steve Jobs

3. Saiba dizer não.

Dizer sim é muito bom, mas um "não" sincero e falado de forma correta é inúmeras vezes melhor do que um "sim" falado para agradar. Dizer “sim” quando, na sua cabeça, você ouve um alto e claro “não”, pode resolver seu problema, mas apenas temporariamente.  

É mais prudente dizer não quando sabemos que não daremos conta do que foi pedido, seja por falta de tempo ou da habilidade necessária, do que dizer “sim” e fazer mal feito.

A palavra não é pesada e quando dita de uma forma ríspida, pode parecer grosseria. Com educação e gentileza, dizer não é um passo importante em direção à boa comunicação.

Vale algumas reflexões:

  • Pergunte-se se realmente é preciso dizer não.

  • Se possível, ofereça uma alternativa: indique alguém mais qualificado ou disponível para ajudar. Dessa forma, apesar de dizer não, você demonstra comprometimento para com a pessoa com quem você está falando.

  • Procure usar algumas formas de dizer não sem rodeios e sem ser rude:

- Sei que é importante para você, mas não terei como ir…

- Infelizmente, não posso ajudá-lo pois….

- Neste momento, eu não vou conseguir lhe ajudar com o que você precisa, mas posso indicar alguém que possa!

- Eu adoraria ..., mas tenho outros planos/compromissos....

4. Ouça com atenção.

Para ser um bom comunicador, é vital saber ouvir com interesse e atenção. Muitas vezes, entramos em modo “piloto automático”. Não focamos no que está sendo dito, passamos a pensar no que responder e argumentar, ou ainda, o pensamento está em outro lugar. Isso demonstra uma grande falta de empatia com quem estamos conversando e passa uma imagem negativa.

Somente dando ao interlocutor nossa total atenção para evitarmos hábitos que podem ser interpretados como falta de polidez. Por exemplo, quando interrompemos desnecessariamente e atropelamos a fala do outro, ou quando ficamos impacientes para que ele termine logo de falar. Essas atitudes demonstram que precisamos melhorar muito.

Ouvir é uma habilidade importantíssima e é um exercício de paciência e respeito ao próximo.

5. Não aja e nem fale por impulso.

Este ponto é o que gera grande impacto nos relacionamentos! Não é fácil, para a maioria das pessoas, controlar o ímpeto de agir, reagir e falar quando se está sob fortes emoções como a raiva, por exemplo. Antes de falar, seja o que for, em qualquer situação, o melhor é parar, pensar, considerar as consequências de falar o que vier à mente, e só então, falar.

Parar e calar-se até a raiva passar possibilita a mudança de um padrão de comportamento. Como resultado positivo, promove atitudes mais sensatas e equilibradas.  

6. Use bem a sua voz:

Reconheça o seu jeito de falar. Grave a sua voz com frequência e observe como ela varia de acordo com as pessoas com quem você conversa. Identifique os pontos positivos e os que podem melhorar. Perceba se é possível falar mais devagar, mais baixo, com mais suavidade.

Muitas pessoas temem ser assertivas por medo de parecerem rudes ou serem mal-interpretados, situações que geram conflitos desnecessários. Mas reflita: nós já lidamos diariamente com inúmeros desafios em casa e no trabalho. Deixar de conversar sobre os  nossos problemas, a longo prazo, pode ser muito pior. O que acontece quando não somos assertivos, é que podemos nos sobrecarregar, o que não faz bem para a nossa saúde mental e emocional, além de prejudicar a comunicação pessoal.

Em todas as conversas precisamos ter empatia, considerar que existe um jeito bom e um jeito ruim de dizer a mesma coisa, e escolher com cautela a melhor maneira de falar.

Afinal, de nada importa ser uma pessoa de sucesso sem ter o domínio de uma das mais importantes habilidades de todas: a comunicação.

Fale bem, viva melhor!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Visualizações: 1140
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

Controlar o impulso de olhar para o celular é uma batalha praticamente perdida. Por isso, existem técnicas para fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você. Confira aqui! 

saiba mais

Falar é Fácil?

Entre quem fala e quem ouve, existem inúmeros aspectos racionais, sensoriais e emocionais. Comunicar-se não é uma tarefa banal. 

saiba mais

Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

Você convive com alguém antipático e não sabe como contornar essa situação? Esse artigo é para você! Leia Aqui: Como conviver harmoniosamente com alguém antipático, estressado e mal-humorado. 

saiba mais

10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

A comunicação é o seu cartão de visitas. Confira aqui o infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo

saiba mais

3 Livros para Mudar Paradigmas e Alavancar Carreiras

Além de aumentar nosso leque de referências, o hábito da leitura também resulta em autoconhecimento. Leia aqui: 3 livros para mudar paradigmas e alavancar carreiras.

saiba mais

Como a antipatia prejudica uma carreira!

O bem estar no trabalho depende da atmosfera que cada um cria em torno de si. Entenda melhor como a antipatia prejudica uma carreira, e saiba como não fazer dela sua marca registrada.  

saiba mais

Quer Falar Melhor? Sorria!

Sorrir abre portas, gera gentileza e aproxima as pessoas! O sorriso verdadeiro gera empatia e nos torna capazes de nos conectarmos com os outros. Isso é importante para que possamos interagir melhor com todos ao nosso redor.

saiba mais

Quer alavancar sua carreira? Aprimore a sua comunicação pessoal!

A boa comunicação pessoal é uma qualidade dos profissionais de sucesso. Para obter melhores resultado, é preciso trabalhar essa característica.      

saiba mais

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

O Diferencial de Quem Se Prepara

A excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

saiba mais

Apresentações de Alta Performance

Esse é o primeiro post de uma série que terá como tema: Apresentações de Alta Performance. Para começar, abordo algo fundamental: a forma ideal de preparar uma apresentação. 

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas.

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

Pessoas Tímidas Também Podem Falar Muito Bem em Público.

Todo pessoa tímida pode desenvolver o talento para falar muito bem em público! Algumas mudanças de atitudes facilitam a boa comunicação e se você é tímido, tenho alguns exercícios pra você. 

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.