Artigos » 3 Livros para Mudar Paradigmas e Alavancar Carreiras

3 Livros para Mudar Paradigmas e Alavancar Carreiras

Livros, Carreira, Empreendedorismo

por Cida Stier em 14/04/2018

 

Um bom comunicador é um bom leitor! E faço uma pergunta antes de começar esse post: Quantos livros você já leu esse ano? A resposta pode indicar se você está no caminho certo para superar os novos desafios que aparecem em sua vida.

 

Hoje, arrumando a minha biblioteca, tive vontade de compartilhar 3 livros que eu considero especiais! Espero que eles contribuam para mudar paradigmas e alavancar carreiras. Preparados?

 

1 - O Iconoclasta, Gregory Berns

No livro Iconoclasta, o neurocientista Gregory Berns mostra, através de seus estudos e pesquisas de neuroimagem, como funciona o cérebro das pessoas que fazem história por serem revolucionárias.

 

Para Berns, iconoclasta é alguém que faz o que os outros dizem que não pode ser feito, destruindo ícones e quebrando paradigmas.

 

Alguns exemplos de pessoas marcantes que o autor cita no livro:

 

Walt Disney, que passava horas observando desenhos em uma tela de cinema, imaginou os filmes em película e as ilustrações se combinando de uma forma revolucionária.

 

David Dreman, investidor prestigiado, que superou o medo do fracasso ao estudar psicologia do mercado e obteve grandes lucros com ações até então subestimadas.

 

Ray Kroc, o executivo que alavancou o mercado de fast food e criou novas formas de se relacionar com os clientes do McDonald’s, alcançando a liderança em seu ramo.
 

Para defender suas ideias, ele identificou características e habilidades dos cérebros de personalidades que foram capazes de mudar a arte, a ciência, a tecnologia, por causa de ideias fora da caixa. E mais, ele  mostra que estas habilidades, cada vez mais reconhecidas como fundamentais pelas empresas que buscam inovar, podem ser adquiridas pelo cérebro.

 

2 - O Poder dos Quietos

 

Se no livro acima a mudança de paradigma é em relação ao poder do nosso cérebro para atingir alta performance, em "O Poder dos Quietos", Susan Cain mostra como o mundo empresarial perde oportunidades por subvalorizar as pessoas tímidas e introvertidas.

 

A autora apresenta histórias de introvertidos de sucesso e procura oferecer conselhos sobre como os tímidos podem tirar vantagem das suas características.

 

Eu já abordei aqui no blog que não existe relação entre ser tímido e não conseguir ser um grande comunicador, e o livro "O Poder dos Quietos" reforça ainda mais essa ideia.

 

3 - Comunicação Não-Violenta, Mashall B. Rosenberg

 

Para finalizar, um livro que precisa ser compartilhado em todos os segmentos. Vivemos em uma época de radicalismo, falta de respeito com as opiniões contrárias, e muitos mal-entendidos nas redes sociais.

 

Rosenberg escreveu o livro "Comunicação Não-Violenta" para ser um manual prático e didático para apresentar a metodologia que criou voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. O método é válido para o ambiente de trabalho, familiar e também para os conflitos políticos.

 

Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta,o autor ensina o leitor a se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências do passado; mudar a forma de lidar com pensamentos que conduzem a discussões, raiva e depressão; saber lidar com os conflitos de forma pacífica e estabelecer laços interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.

 

Os assuntos abordados nesse livro também combinam com o artigo que escrevi sobre como a antipatia prejudica as pessoas e os ambientes que os cercam.

 

Gostou das indicações? Deixe seu comentário aqui no post, me fale se você já leu algum desses livros e se desejar, indique outros títulos que gostaria que seus colegas de trabalho também lessem. =)

Visualizações: 1529
Siga a
Companhia da Fala
no facebook

Tenha acesso a conteúdos que contribuirão com a sua comunicação.

Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

COMO ESTÁ A QUALIDADE DE SUA COMUNICAÇÃO?

Faça essa rápida Autoavaliação Gratuita com questões que considero fundamentais para quem busca o aperfeiçoamento constante.

Sem Voz Não se Ganha uma Eleição

Pela voz é possível saber quem somos, como pensamos, agimos e se temos segurança no que estamos dizendo. Entenda melhor porque sem voz não se ganha uma eleição! 

saiba mais

Ninguém Presta Atenção Quando Você Fala?

Se ninguém presta atenção quando você fala, pode ser um indicativo que você tem problemas com a comunição. Como trabalhar diariamente para superá-los? 

saiba mais

5 maneiras de fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você!

Controlar o impulso de olhar para o celular é uma batalha praticamente perdida. Por isso, existem técnicas para fazer seu público largar o celular e prestar atenção em você. Confira aqui! 

saiba mais

Falar é Fácil?

Entre quem fala e quem ouve, existem inúmeros aspectos racionais, sensoriais e emocionais. Comunicar-se não é uma tarefa banal. 

saiba mais

Ambiente de Trabalho: Como Conviver Harmoniosamente com Alguém Antipático, Estressado e Mal-humorado?

Você convive com alguém antipático e não sabe como contornar essa situação? Esse artigo é para você! Leia Aqui: Como conviver harmoniosamente com alguém antipático, estressado e mal-humorado. 

saiba mais

10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

A comunicação é o seu cartão de visitas. Confira aqui o infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo

saiba mais

Como a antipatia prejudica uma carreira!

O bem estar no trabalho depende da atmosfera que cada um cria em torno de si. Entenda melhor como a antipatia prejudica uma carreira, e saiba como não fazer dela sua marca registrada.  

saiba mais

Quer Falar Melhor? Sorria!

Sorrir abre portas, gera gentileza e aproxima as pessoas! O sorriso verdadeiro gera empatia e nos torna capazes de nos conectarmos com os outros. Isso é importante para que possamos interagir melhor com todos ao nosso redor.

saiba mais

6 Ações para Tornar a Sua Comunicação Mais Assertiva

Se você sente que passa pouca confiança na hora de falar, é hesitante ou costuma dizer "sim" quando sua vontade é dizer "não", confira as 6 ações para tornar a sua comunicação mais assertiva.

saiba mais

Quer alavancar sua carreira? Aprimore a sua comunicação pessoal!

A boa comunicação pessoal é uma qualidade dos profissionais de sucesso. Para obter melhores resultado, é preciso trabalhar essa característica.      

saiba mais

Como ter autocontrole para evitar falar o que não deve?

Quantas oportunidades, empregos e relacionamentos se perdem por atitudes impulsivas? Agir por impulso sempre é arriscado, e na hora de se comunicar, não é diferente. 

saiba mais

Meditação: uma grande aliada para você falar melhor em público

Adeptos da meditação têm mais produtividade e encaram melhor as situações do cotidiano, como por exemplo, falar em público. Saiba como começar! 

saiba mais

O Diferencial de Quem Se Prepara

A excelência em comunicação não se conquista por acaso e nem se nasce com ela. Por essa razão, quem se prepara, se destaca.

saiba mais

Apresentações de Alta Performance

Esse é o primeiro post de uma série que terá como tema: Apresentações de Alta Performance. Para começar, abordo algo fundamental: a forma ideal de preparar uma apresentação. 

saiba mais

Autopercepção e Treinamento para Falar Bem

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia  das palavras. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles.

saiba mais

Falar Melhor - O Aplicativo da Companhia da Fala

Uma ferramenta para quem deseja aprimorar a clareza e a pronúncia das palavras. Conheça os exercícios e as funcionalidades do Aplicativo Falar Melhor - desenvolvido pela Companhia da Fala. 

saiba mais

Ouça o Que Sua Voz Tem Para lhe Dizer

É pelo som das nossas vozes que confirmamos ao mundo quem somos e o que pensamos. Podemos fazer isso melhor quando reconhecemos as características positivas e as que precisam ser aperfeiçoadas.

saiba mais

Feedback Negativo Sobre a Comunicação: Como Reagir?

Receber um feedback negativo sobre a comunicação é algo delicado.  Nesse post abordo como reagir e as atitudes que deverão ser tomadas para evitar que isso se repita. 

saiba mais

TESTE: Avalie Agora Sua Maneira de Falar!

Proponho um desafio: faça a autoavaliação que desenvolvi e tenha as respostas de que você precisa para se comunicar bem em público!

saiba mais

“Ter Voz e Fazer-se Ouvir”: As conquistas de três mulheres jornalistas que marcaram época.

Fatos interessantes ao longo da história das últimas décadas que marcam a conquista da mulher jornalista em “ter voz e fazer-se ouvir”.

saiba mais

Falar Bem pode Garantir uma Vida Melhor!

A boa comunicação está diretamente associada à melhor qualidade de vida. Independentemente da atividade profissional ou do estilo de vida, falar bem, de forma clara e expressiva, possibilita um melhor relacionamento com todas as pessoas.

saiba mais

Cuidados e Boas Práticas para Falar Bem

Situações do cotidiano, quando bem aproveitadas podem servir como ótimos treinamentos para falar bem nos momentos de maior grau de exposição.

saiba mais

Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro!

Envie áudios, grave vídeos, aproveite todos os recursos do Whatsapp para exercitar a boa comunicação, mas antes, baixe o Manual de Etiqueta no Whatsapp - 10 Regras de Ouro.

saiba mais

A Linguagem Corporal é uma poderosa forma de comunicação. Use-a a seu favor!

Embora seja comum notarmos a postura das pessoas ao nosso redor, na maior parte do tempo, dificilmente percebemos como nos posicionamos.

saiba mais

O que “Divertida Mente" nos Ensina Sobre o Modo de nos Comunicarmos com as Pessoas?

Os sentimentos cumprem papel importante em nossas vidas e perceber como agimos diante de cada um deles é fundamental para podermos nos relacionar melhor com as pessoas.

saiba mais

Pessoas Tímidas Também Podem Falar Muito Bem em Público.

Todo pessoa tímida pode desenvolver o talento para falar muito bem em público! Algumas mudanças de atitudes facilitam a boa comunicação e se você é tímido, tenho alguns exercícios pra você. 

saiba mais

VOCÊ USA BEM O WHATSAPP?

Baixe aqui um PDF GRATUITO em que reuni as atitudes fundamentais para quem quer consolidar uma Comunicação de Alta Performance também usando o WhatsApp.