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10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

por Cida Stier em 19/04/2018
 

Mesmo sem perceber, a forma que você se comunica diz muito sobre como você é na vida profissional. Para mostrar isso, criei um infográfico com os 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

Com ele, você poderá fazer uma análise de como se comporta em situações diversas no ambiente de trabalho. As respostas lhe trarão um indicativo para você analisar se usa a comunicação a seu favor, ou não. 

Infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo

Infográfico: 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo.

Agora, vamos às explicações detalhadas dos 10 Inimigos da Boa Comunicação que Empurram a Carreira para Baixo:

1 - Não saber ouvir

Saber ouvir é imprescindível para quem busca alta performance na comunicação. Uma pessoa que não sabe ouvir com atenção, que dispersa-se facilmente ou que já quer dar logo de cara a sua opinião, tem várias dificuldades para se comunicar. Respeitar o tempo do outro evita o problema a seguir:

2 - Falar o que pensa na hora errada, do jeito errado e com palavras inadequadas

Não há nada que não possa ser falado quando é dito do modo certo e no momento adequado. Deve-se cultivar o bom hábito de pensar antes de falar. Tentar consertar o que foi dito com a típica frase: "Desculpe-me, eu estava nervoso, não foi isso que eu quis dizer" pode ser tarde demais.

3 - Não cumprir o que fala

Ter palavra é fundamental em toda relação de confiança.  Se estamos comprometidos em fazer algo, devemos cumprir com a nossa palavra, haja o que houver. Caso não seja possível, devemos comunicar a situação, sem demora. Credibilidade se conquista com responsabilidade nas palavras e nas atitudes.

4 - Pressupor que só existe um ponto de vista: o próprio

Tão importante quanto ter opiniões próprias e saber defendê-las é saber ouvir e respeitar a dos outros. A intolerância é resultante da falta da capacidade de se relacionar com as diferenças. Essa é uma inimiga comum. Em uma conversa em grupo, por exemplo, é nítido o desconforto de todos quando percebem que uma determinada pessoa quer impor a sua opinião, mesmo com embasamentos que mostrem o contrário. Aceitar outros pontos de vista ou até mesmo mudar uma opinião é sinal de maturidade.

5 - Não ter clareza do que precisa dizer, falar de modo confuso e ser mal interpretado

É bem fácil perceber quem se enrola para falar. Uma pessoa confusa perde rapidamente a atenção dos outros e corre o risco de passar uma mensagem diferente do que quer. Esse é um ponto que precisa ser muito bem observado, pois quem fala sem objetividade geralmente não percebe, embora cause desconforto e irritação nos ouvintes. E, como consequência disso, vive inúmeras situações de conflito por não se fazer compreender logo de início.Falar com objetividade é sinal de respeito ao tempo do outro.

6 - Falar de forma insegura

Quem não se prepara para uma apresentação e não domina o conteúdo transparece a insegurança  na fala. A voz trêmula e baixa, a atitude hesitante com o olhar baixo e a respiração ofegante causam muito desconforto em quem ouve. Falar com firmeza e naturalidade prende o ouvinte, convence e gera credibilidade e é um diferencial de todo profissional que reconhece o papel da comunicação na carreira.

7 - Deixar de expor uma ideia por não saber fazê-lo

"Aquela ótima ideia era minha, eu devia ter falado antes do fulano".

"Se eu tivesse mostrado os meus números, ele teria mudado de opinião."

Uma das grandes razões para aprimorar a comunicação é poder falar sem receio de ser criticado. Deixar de falar por medo gera, na maioria das vezes, a sensação de arrependimento e fracasso. Aproveite as oportunidades para falar.  

8 - Falar mais do que deve

Dizem que “a língua é o chicote da alma” e que “o insensato é aquele que fala muito, não comunica nada e se complica todo”.  Quem fala demais corre o risco de falar o que não deve e sofrer as consequências. Para evitar problemas é sempre bom perguntar a si mesmo: "Devo mesmo falar?"

9 - Mentir

Dar desculpas e justificá-las com mentiras acaba virando um hábito para muitos, por um atraso, uma ausência ou por qualquer motivo. Porém, o mentiroso engana melhor a si mesmo e demonstra, sem perceber, os sinais da falta de sinceridade na linguagem corporal e na voz. Além disso, se mentira tem perna curta,  com rede social, passou a ser curtíssima. Falar a verdade, por mais difícil que seja, é sinônimo de retidão!

10 - Falar pelas costas

Em muitas empresas a comunicação mais rápida é ainda aquela que acontece pelos bastidores. Há profissionais que adoram comentar sobre a vida dos colegas, pelo simples prazer de fofocar. Essa característica é extremamente prejudicial e perigosa, pois além de virar uma marca negativa, coloca em risco a credibilidade da competência do fofoqueiro.

Conclusão: Perceba melhor suas atitudes, converse mais com seus colegas, seja você também um propagador da importância de estabelecer bons relacionamentos através da boa comunicação. Todos ganham com isso e como consequência,  os resultados irão aparecer mais rapidamente.

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Cida Stier é Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, Co-Fundadora da Companhia da Fala. É especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing UNICURITIBA-PR e é mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR. saiba mais

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